Minicursos

20 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA
 
Manhã – 9h às 12h

Minicurso 1: Aposentadoria: gozo, produção ou luto

Minicurso 1: Aposentadoria: gozo, produção ou luto
Profa. Dra. Dulce Helena Penna Soares (SC) e
Profa. Dra. Aline Bogoni Costa (SC)

O trabalho ocupa lugar central na constituição da nossa identidade e sociabilidade. A vivência da aposentadoria, desse modo, costuma ser acompanhada de sentimentos ambivalentes: ao mesmo tempo em que é desejada, pode ser angustiante. As contradições representam a compreensão social do fenômeno, entendido como liberdade e prazer, mas também como perdas e sofrimento. Neste curso, procuraremos refletir sobre esse processo de transição e sobre as escolhas, a produção de sentidos e significados, os projetos de futuro, bem como apresentar atividades que são o resultado de nossas experiências com a orientação para a aposentadoria, em instituições públicas e privadas.


Profa. Dra. Dulce Helena Penna Soares (SC) e
Profa. Dra. Aline Bogoni Costa (SC)

Minicurso 2: Orientação educacional voltada ao Stricto Sensu

Minicurso 2: Orientação educacional voltada ao Stricto Sensu
Profa. Dra. Marilu Diez Lisboa (SC) e
Profa. Dra. Francini Scheid Martins (SC)

No minicurso serão apresentadas experiências vivenciadas a partir da criação e execução do Programa de Orientação e Preparação para Pós-graduação (POP-PÓS), por profissionais do Instituto do Ser - Orientação Profissional e de Carreira. Este curso, pioneiro na área de orientação educacional voltado à preparação para o ingresso e permanência na educação superior em nível de pós-graduação stricto sensu foi pensado a partir da realidade acadêmica na atualidade. A premente necessidade de qualificação para o mundo do trabalho tem se refletido no crescimento da concorrência para o preenchimento das vagas de cursos de mestrado e doutorado, sobretudo nas universidades públicas do país, realidade observada também nas universidades catarinenses em geral. Dada a alta demanda de candidatos que participam dos exames de seleção e o baixo número de vagas ofertadas pelos Programas de Pós-graduação de universidades públicas e privadas, exige-se que os candidatos estejam cada vez mais bem preparados para concorrerem e ocuparem uma das tão disputadas vagas. Neste sentido, o POP-PÓS é desenvolvido a partir dos seguintes eixos: estratégias para o ingresso e permanência no campo acadêmico em cursos de mestrado e doutorado; estruturas dos processos seletivos; produção orientada de projetos de dissertação e tese; leitura e escrita acadêmica; foco e busca de tranquilidade na produção de dissertações e teses; tempo, organização e aprendizado na pós-graduação; formas de lidar com o pânico da folha em branco; entre outros. O minicurso apresenta-se como uma oportunidade para que o POP-PÓS seja conhecido pelos profissionais de Psicologia, Educação e outros das áreas das ciências humanas e sociais, que se relacionam de algum modo com o campo acadêmico.


Profa. Dra. Marilu Diez Lisboa (SC) e
Profa. Dra. Francini Scheid Martins (SC)

Minicurso 3: Preparação estratégica para a realização de vestibulares, ENEM e concursos públicos

Minicurso 3: Preparação estratégica para a realização de vestibulares, ENEM e concursos públicos
Psic. Me. Gabriel Lopes Rosa Feigel (SC)

Uma preparação adequada para a realização de exames concorridos como vestibulares, ENEM ou concursos públicos exige um grau de dedicação enorme por parte dos estudantes. Um vestibular, o ENEM ou um concurso público, enquanto exame de competências, não irá avaliar somente aquilo que o estudante conhece ou memorizou, mas também a sua capacidade de raciocínio lógico e abstrato, sua habilidade de interpretação de texto, sua desenvoltura intelectual num prazo de tempo preestabelecido, enfim, sua aptidão como um todo de acordo com os critérios classificatórios que forem almejados pela banca e pela instituição responsáveis pela criação e realização do certame. Isso faz com que a preparação para processos seletivos muito concorridos seja mais do que simplesmente estudar: ela exige planejamento estratégico por parte de quem quer de fato ser aprovado. No minicurso o objetivo é fazer uma introdução a essa proposta de intervenção com estudantes de processos seletivos concorridos. Serão abordados temas como entrevista inicial e metas de vida; metas de desempenho; a organização dos estudos; técnicas de estudos e estratégias de aprendizagem; treino com provas e mapeamento de erros; cuidados especiais com a saúde física e mental. Esse minicurso apresenta-se como uma oportunidade para que essa proposta de intervenção, já utilizada há anos com dezenas de clientes aprovados em seus respectivos processos seletivos, seja conhecida pelos profissionais de Psicologia, Educação e outros das áreas das ciências humanas e sociais. O objetivo desse minicurso não é apenas apresentar informações e resultados alcançados, mas preparar profissionais para realizar o mesmo tipo de intervenção de maneira eficaz, com estudantes em contextos variados de todo o Brasil.


Psic. Me. Gabriel Lopes Rosa Feigel (SC)
 
Tarde – 14h às 17h
 
Minicurso 4: Programa de Orientação Financeira - PROFIN

Minicurso 4: Programa de Orientação Financeira - PROFIN
Profa. Dra. Dulce Helena Penna Soares (SC),
Profa. Dra. Cláudia Basso (SC) e
Profa. Dra. Regina Célia Paulinei Borges (SC)

Este minicurso visa apresentar o Programa de Orientação Financeira (PROFIN) desenvolvido pelo Instituto do Ser, cujas ações tem como propósito a reflexão sobre os diferentes significados subjetivos atribuídos ao dinheiro, e a maneira como as pessoas se relacionam com a questão financeira em suas vidas. A partir do entendimento das influências econômicas, familiares, sociais e psicológicas presentes na vida financeira, é possível uma melhor organização e tomada de decisão em relação às finanças e seus reflexos sobre os projetos pessoais e profissionais.


Profa. Dra. Dulce Helena Penna Soares (SC),
Profa. Dra. Cláudia Basso (SC) e
Profa. Dra. Regina Célia Paulinei Borges (SC)
 
Minicurso 5: Evasão no ensino superior: avaliação de motivos e de estratégias de adaptação

Minicurso 5: Evasão no ensino superior: avaliação de motivos e de estratégias de adaptação
Prof. Dr. Rodolfo Augusto Matteo Ambiel (SP)

A entrada e permanência no ensino superior é um desafio para muitos jovens e adultos. Contudo, quando a adaptação às novas vivências e exigências que o novo nível de ensino propõe não ocorre adequadamente, a evasão do ensino superior pode ocorrer, causando prejuízos emocionais, acadêmicos e financeiros para diversos agentes envolvidos no sistema de formação. Dessa forma, este curso pretende abordar estratégias de avaliação da adaptação acadêmica e principalmente, de motivos potenciais para que estudantes de diferentes períodos de um curso superior considerem a possibilidade de desistir de sua formação antes de sua conclusão. De forma específica, o curso abordará as possibilidades de aplicação da Escala de Motivos de Evasão do Ensino Superior (M-ES), bem como seus estudos de validade e atualizações.


Prof. Dr. Rodolfo Augusto Matteo Ambiel (SP)
 
Minicurso 6 - à confirmar: Orientação profissional na abordagem gestáltica

Minicurso 6 - à confirmar: Orientação profissional na abordagem gestáltica
Profa. Ma. Maria Teresa Mandelli (SC)

Esse minicurso tem como proposta a apresentação de possibilidades de intervenção em orientação profissional em diferentes espaços profissionais. A orientação profissional por tratar-se de uma área que articula educação, autoconhecimento, trabalho e sociedade amplia as possibilidades de intervenção na clínica, nas escolas, nas empresas em programas de profissionalização de jovens, ações comunitárias e pedagógicas. Tal proposta de intervenção será analisada sob o olhar da Gestalt Terapia, abordagem clínica que está fundamentada na fenomenologia e compreende o trabalho de orientação profissional como uma intervenção no campo político e antropológico.


Profa. Ma. Maria Teresa Mandelli (SC)
 

Clique aqui e confira os valores e formas de pagamento.
Aproveite!

Fique atento
às datas principais


14

SETEMBRO

2018

Terceiro vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

05

julho

2018

Restam 11 dias para que você envie seu trabalho!

local do evento

Mercure Florianópolis Convention Hotel

Localizado no bairro Itacorubi, é o único da região com piscina aquecida e coberta. A infraestrutura conta com bar, restaurante internacional, sauna, sala fitness e solarium. O hotel está próximo das melhores praias de Florianópolis.
R. Admar Gonzaga 600 – Itacorubi - 88034-000 - Florianópolis - Brasil
Telefone: (+55) 48 32311700 - Fax: (+55) 48 32311717