Trabalhos Científicos


 

Instruções para Submissão de Resumos de Trabalhos Científicos – LEIA ATENTAMENTE

Caso ainda não esteja cadastrado no evento, acesse o menu “INSCRIÇÕES”, no topo da página, e preencha o formulário. Cadastre um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada por meio deste e-mail.
O sistema informará que seus dados foram cadastrados com sucesso e exibirá um botão com o conteúdo "Clique Aqui" para acessar sua área restrita. Ao acessar a área restrita clique no menu “RESTRITO > Meus Trabalhos” (localizado no topo da página) e siga as instruções.
Para as próximas conexões você não precisa efetuar novamente a inscrição, pois já está inserida no sistema. Neste caso forneça o login e senha, com os quais se cadastrou e acesse a área restrita.

O inscrito não precisa preocupar-se com formatação de texto do resumo digitado no formulário eletrônico. Tudo é feito de forma automática pelo sistema.

 

Cronograma

  • Data limite para envio de trabalhos: 06 de agosto de 2018

  • Divulgação dos trabalhos aprovados: 20 agosto de 2018


Temas

1. A primeira escolha profissional
2. Orientação para o trabalho
3. Orientação e planejamento de carreira
4. Orientação para a aposentadoria

 

Regulamento para submissão dos resumos dos trabalhos

Serão aceitos até dois RESUMOS (Pôster) e/ou RESUMOS EXPANDIDOS (Pôster com colóquio) por autor principal.

O RESUMO deverá conter:

  • Quanto ao conteúdo: eixo temático; objetivos; justificativa da relevância científica e social; método ou procedimentos (no caso de relatos de experiências); principais resultados e conclusões; e três referências bibliográficas relevantes.
  • Quanto à forma: até 400 palavras; três palavras-chave; título em letras maiúsculas; o nome do autor responsável deve ser inserido primeiro, seguido dos demais autores; deverão constar os créditos dos autores indicando formação acadêmica, titulação, instituição de trabalho atual e e-mail.

O RESUMO EXPANDIDO deverá conter:

  • Quanto ao conteúdo: eixo temático; objetivos; justificativa da relevância científica e social; método ou procedimentos (no caso de relatos de experiências); principais resultados e conclusões; referências bibliográficas.
  • Quanto à forma: de 8 a 12 laudas; fonte Calibri 12, justificado, espaçamento 1,5, contendo três palavras-chave. O título deverá ser em letras maiúsculas e em negrito. Abaixo do mesmo o nome do autor responsável, seguido dos demais autores. Ainda, deverão constar os créditos dos autores indicando formação acadêmica, titulação, instituição de trabalho atual e e-mail.

Obs.: O trabalho só será encaminhado para avaliação se o pagamento da inscrição de pelo menos um dos autores for realizado até a data limite de envio dos trabalhos: 06 de agosto de 2018.

 

Avaliação e Aceite

Os RESUMOS enviados terão o seguinte encaminhamento pela Comissão Científica:

  1. Leitura e avaliação da pertinência e qualidade para ser exposto.
    A avaliação terá como critérios: adequação do título ao conteúdo; fundamentação e relevância do estudo ou prática; qualidade gramatical do texto; objetividade; adequação do método aos objetivos propostos; clareza na apresentação dos resultados se for o caso, e sua discussão; aspectos inéditos, inovadores e criativos da proposta.
  2. Seleção para exposição em pôster: a Comissão Científica selecionará os RESUMOS que se adequarem ao tema do evento e às normas expostas (item 1) para exposição em forma de pôster permanente durante o tempo do evento.

 

Normas para apresentação de trabalhos

  1. Seleção para apresentação em Colóquio: a Comissão Científica selecionará os RESUMOS EXPANDIDOS que, no seu conjunto, promovam um debate aprofundado sobre os temas propostos no evento (Ver temas do evento). Estes serão apresentados oralmente em forma de pôster, em sala específica, no momento da realização do Colóquio da temática escolhida pelo participante. Após a apresentação o pôster ficará exposto junto aos demais até a finalização do evento.
  2. Divulgação com antecedência dos RESUMOS EXPANDIDOS dos Pôsteres selecionados para serem apresentados em Colóquio, a fim de que os participantes/ouvintes possam ler e preparar questões a serem debatidas com os autores.

Procedimentos posteriores:

  1. Os participantes terão acesso antecipadamente aos anais do evento, contendo os RESUMOS e os RESUMOS EXPANDIDOS a serem apresentados, a fim de que tenham tempo hábil para a leitura e a preparação das questões a serem debatidas com os autores no momento de apresentação nos Colóquios.
  2. Os participantes terão conhecimento do dia e hora de sua apresentação por meio da programação final, que estará disponível no site: www.coloquioopca.com.br


Apresentação Pôster:

    1. Todos os trabalhos aprovados deverão ser apresentados como pôster e devem ser expostos no IV Colóquio de Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria (OPCA).
    2. Forma do pôster: vertical, com tamanho máximo de 90 cm de largura e 120 cm de altura.
    3. Elementos: O Pôster deve informar em sua parte superior o título do trabalho. Na linha abaixo do título, deve informar os autores e a instituição de origem. Sugerimos usar nestes elementos fontes escuras em negrito, em fundo claro. O título do trabalho deve ser escrito com iniciais maiúsculas (altura da letra maiúscula, pelo menos 30 mm), e os nomes dos autores e instituição com altura da letra maiúscula de pelo menos 20 mm. Evitar usar todas as letras maiúsculas (o que dificulta a leitura). No corpo do pôster, sugerimos que desenhos, gráficos e fotografias podem ser agregados ao pôster. O texto deve ser escrito com fonte não inferior a 5 mm de altura. Destaque suas conclusões.
    4. Os pôsteres devem ser afixados no dia 21/09 entre 7:30 - 8:30 da manhã e devem ser retirados às 18h30, a fim de que estejam disponíveis para visitação ao longo de todo o dia.
    5. A responsabilidade pela colocação e retirada dos pôsteres é de seus autores. Pôsteres que não forem retirados no horário estipulado serão descartados pela Comissão Organizadora.


Apresentação Pôster com Colóquio (Oral):

    1. Um dos autores deverá fazer a apresentação oral do trabalho, na data e horário estipulados pela Comissão Organizadora do Congresso – verificar data e horário na programação.
    2. O autor fica responsável por retirar seu pôster da área de exposição e levá-lo a sua respectiva sala no dia e horário estipulado na programação.
    3. O tempo para apresentação oral será de 10 minutos para cada trabalho e o tempo restante ficará para coloquiar.

 

Anais

Serão disponibilizados em formato PDF no site do evento, em data anterior ao seu início, com os seguintes conteúdos:

  1. Resumos dos pôsteres selecionados somente para exposição.
  2. Resumos dos pôsteres selecionados para apresentação nos Colóquios e seus resumos expandidos.